Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Monday, December 12, 2005

Valeria Messalina

Eu sempre associei a palavra messalina às moças de vida fácil, mas até agora não sabia que tratava-se de nome próprio e não de substantivo comum concreto!

Valeria Messalina é o nome da filha de Valerius Messala. Casou-se com Cláudio aos 15 anos, quando este tinha 50, por ordem de Calígula, futuro patrono dos filmes de sacanagem. Há quem diga inclusive que ele casou-a com o Cláudio de sacanagem mesmo, entre uma transadinha ou outra com seu cavalo consular.

Estou passado! Como pode o nome de uma mulher virar sinônimo de puta pelos próximos DOIS MIL anos?! Vai transar assim na China!! E pobre Britannicus, que podia ser acusado de ser filho de uma messalina de uma forma um tanto quanto literal!

Piadinhas à parte, é preciso que se diga que a história pode ter sido um pouco injusta com ela. Ninguém duvida de que ela pulava mais cerca que ladrão de gado, mas é possível que as suas aventuras tenham mais a ver com manobras políticas heterodoxas do que com mera lascívia. Boa parte dos romanos era meio misógena mesmo, então daí pra exagerarem e cairem de pau nela não era muito difícil.

Talvez até literalmente, já que desse negócio de pau parece que era com ela mesmo...

"Let her live and be happy with her lovers,
three-hundred of whom she holds in her embraces,
loving none truly but again and again rupturing
the loins of them all;

and let her not count on my love, as in the past,
for through her fault it has fallen like a flower
at the meadow's edge, after being lopped
by the passing plough. "

--Catullus

No comments: