Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Sunday, December 04, 2005

Oratio in Dirceum

Estou criando um personagem de ficção chamado R. Ieferssus. Ieferssus e Marcus Tulius Cicero, da história real, têm muito em comum, não só como senadores de negócios escusos como também enquanto mestres da retórica. Em minha ficção literária Ieferssus denuncia um amigo a quem há pouco se referia como um optimate por envolvimento em um suposto mensalorium brasilianus. Não há provas muito contundentes, mas como as práticas republicanas são, de parte a parte, absolutamente podres, não há clima para a permanência de I. Dirceum no Planaltino e L. L. Silvium é declarado consul sine collega.

Então a polícia prende uns venezuelanos pé-de-chinelo no porão de algum navio chinês, denúncia anônima, de alguma vovó-espiã. A voz lembra um pouco a voz de Ieferssus, disfarçada, mas ninguém presta atenção neste detalhe. A partir da confissão dos venezuelanos Ieferssus denuncia uma suposta conspiração capitaneada pelo seu outrora amigo e optimate I. Dirceum para matar todos os senadores e tocar fogo no Monte Planaltino, inclusive com o emprego de tropas bárbaras cedidas pelo chefe guerreiro Hugochavix.

O leitor culto já percebeu que eu não sou um cara tão criativo assim e estou fazendo uma espécie de paródia escrachada da Bellum Catilinae, mas observe-se duas ressalvas:

A primeira é que se eu acho que Catilina pode ter sido injustiçado pelos exageros retóricos de Cicero, já por I. Dirceum eu não boto a mão no fogo. Ele é que parece que a põe na cumbuca. rá rá rá!

E a segunda é que eu não suportaria ver Ieferssus parafrasear "In toga candida".

1 comment:

Anonymous said...

oi amigo muito legal!!!
bjo