Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Saturday, December 24, 2005

Ave Flavius Claudius Julianus!

Esses zelotas do judaísmo reformado que tem povoado a terra mais ou menos ao longo dos últimos mil e setecentos anos me irritam. Não sendo cavalos, insistem em usar antolhos. Pelo menos os do tipo filosófico.

Imaginem que alguém me liga para desejar feliz natal, e no meio da conversa me dá uma sugestão: 'não esquece de rezar para aquele que está nascendo '.
'sim, claro, para que deus você gostaria que eu oferecesse minhas preces?'
'como assim para que deus? Para o único deus que existe!'

Além de ignorante, essa frase é um tanto quanto insultante porque desqualifica todas as religiões e divindades até hoje produzidas pela humanidade. A presunção de verdade absoluta do cristianismo (segundo Gibbon, 'um judaísmo libertado de seus grilhões'*) ofende as minhas convicções e afronta a minha liberdade de escolha.

Porque eu não poderia oferecer minhas preces à Mithras? Sol Invictus? Freya? Saturno? Tem uma pá de divindades que são celebradas desde tempos imemoriais às portas do solstício de inverno do hemisfério norte, sendo o deus dos católicos apenas mais uma delas. E todas em tese deveriam ser igualmente dignas do mesmo respeito e tolerância.

É por essas e outras que cada vez eu gosto mais do Apóstata. Pedala Constantino!

No comments: