Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Tuesday, August 22, 2006

Questio et Replica

Depois do texto sobre os Suevos, recebi um email de uma fã. Ela pergunta "Querido Pictor, você podia me dizer a origem da expressão 'jogar sueca'? Quero também saber se os suevos de quem você falou no post anterior tem algo a ver com os suecos. Obrigada e beijinhos!"

Não. Os suevos não são escandinavos, eram germanos que viviam em portugal e contaminados pelos miasmas da terra viraram portugueses.

A expressão "jogar sueca" foi cunhada na grécia antiga durante os jogos olímpicos. Ocorre que as escandinavas sempre foram muito desbocadas, e vez por outra alguma ofendia Posseidon. Possesso, este fazia uma assustada sueca ir parar na Hélade!

Ocorre que tão logo os gregos viam uma mulher nas olimpíadas - e as suecas são muito vistosas - eles a jogavam do primeiro precipício que encontrassem. Jogar a sueca. Entendeu?

No período bizantino a igreja proibiu essas práticas agressivas mas esta tradição encontra eco nas cartas, onde até hoje os jogadores tentam se livrar das damas porque grego gosta mesmo é de valete!

No comments: