Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Friday, February 02, 2007

Que Tim é Teu?

Alguém saberia comentar neste blog se eu ainda sou cliente da TIM ou se eu voltei pra merda da Claro? Eu sei que há pouco mais de um mês atrás se falava de aquisição da Tim pela Claro, a mídia chegou a dar a fusão como consumada, a Agência de Proteção às Teles autorizou (Alguém já viu a ANALTEL negar alguma coisa às suas afilhadas?) e a Vivo comemorou.

Comemorou?

Elementar! A compra da Tim pela Claro reduz a concorrência! Pouco importa se a Vivo passaria de líder à lanterna, ela já vinha perdendo mercado mesmo, o importante para uma paraestatal como a Vivo é a inexistência de concorrência e uma agência de proteção para garantir a arrecadação de taxas. Uma paraestatal de telecomunicações é como um restaurante de comida a quilo a quem o governo garante o direito de cobrar um quilo de comida de cada cliente, mesmo que ele só coma duzentos gramas. Ela depende de taxas, não de vendas. E por isso mesmo não precisa de eficiência, viabilidade ou concorrência.

Depois andaram circulando umas notícias de que a operação seria suspensa porque as vendas da agora moribunda Tim D-E-S-P-E-N-C-A-R-A-M no período natalino, fornecedores e parceiros reagiram mal e as ações se desvalorizaram. É Claro!! Se eu soubesse que uma empresa estava prestes a ser "estatizada" eu também pularia fora dos contratos e venderia minhas ações. A verdade é que a TIM me parecia ser a única empresa privada de telecom no mercado brasileiro. As outras funcionaram sempre como "estatais de capital privado", se é que isso existe.

Se é que vocês me entendem. E afinal de contas eu sou agora refém da Tim de Roma ou da Tim de Vichy? Alguém me diga por favor.

No comments: