Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Thursday, January 25, 2007

revisionismo privatista

Pensando bem, o BB é uma merda tão grande que eu não me manifestaria se o PT resovesse privatizá-lo. Petrobrás ainda sou contra, mas o BB... sei não. Vai ficar pior como? Os funcionários vão perder a previ (sorry, Marcele), mas o que EU tenho a ver com isso? E não, não me aconteceu nada lá recentemente, eu apenas estou pensando com os meus botões.

3 comments:

Anonymous said...

Até 1964 o BB era também o Banco Central. Só a partir de 1980 (acho que foi 1980) a instituição foi obrigada a ter lucro. Antes disso, era uma festa. Se o banco não rendesse (o que, cá entre nós, é algo complicado de se imaginar mas que, aparentemente, acontecia ano após ano), a instituição podia tapar o buraco com grana do governo. Desde que o acesso para a mina de ouro foi fechado, o banco teve de se virar. Daí todos os produtos empurrados para os clientes e todas as metas absurdas que os funcionários têm de cumprir. Ainda assim, o governo -- é claro! -- pode tirar dinheiro do Banco quando bem entender.
Os anos passaram, nos dias de hoje o lucro é estratoférico (como qualquer um que acompanha noticiário sabe), mas os salários dos funcionários (que, aliás, não são públicos -- todo mundo é celetista, apesar da falsa estabilidade) diminuíram drasticamente (como o salário de quase todo mundo, acho eu). Aliás, o quadro de funcionários também diminuiu pra caramba. É uma quantidade menor de gente cada vez mais mal-remunerada para atender um batalhão de clientes nada satisfeitos por dia. Quem está lá há mais de vinte anos não se conforma. Quem está há menos de cinco não se adapta.
Enfim, esse testamento todo foi pra dizer o seguinte: cara, eu já trabalho como se aquilo lá fosse um banco particular. Deve ser por isso que a idéia da instituição ser privatizada não me incomoda, pelo menos não como funcionária. Aliás, como funcionária, até me alivia. Eu não teria de ouvir reclamações sobre o presidente, eu não teria de ouvir gracinhas como "ninguém nessa espelunca trabalha porque ninguém é demitido" e, principalmente, eu nunca mais ouviria a frase "essa porcaria tem de ser privatizada" cada vez que um empréstimo fosse negado. Para as instituições particulares que já têm ações do banco, também seria uma maravilha. Duro é ter de engolir o papo de que uma instituição que dá tanto lucro para o governo deve ser privatizada, como já aconteceu com a Vale, com a CSN e como em breve acontecerá com a Petrobrás e com o próprio BB. Perder a Previ é o de menos. Assistir de cadeira a bancarrota do país é que dói.
Abs.,

QVINTVS FABIVS PICTOR said...

eu concordo, mocinha, eu concordo!

Tai said...

Também acho que a privatização das nossas últimas estatais é iminente. Se não for feita neste governo, vai ser no próximo. Salve-se quem puder, é o que eu digo.

Obrigada por linkar meu blog. Ando um pouco sem inspiração, mas espero que ela volte logo.

E Roma é simplesmente demais!