Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Sunday, July 23, 2006

FASTI PICTORILIS


Sim, na parede da minha casa há um calendário pseudo-romano (eu mantive o sistema de domingo, segunda, terça para diferenciar os dias fasti dos nefasti) onde marcadores de diversas cores indicam alguma tarefa/evento. Esses são os Fasti Pictorilis. Não é exatamente uma Capela Sistina, mas também Michelangelo teve mais tempo para pintar do que eu. Agora estou em uma grande dúvida quanto ao nome dos meses do ano. Será que mantenho Martius, Aprilis, Maius, Quintilis, Sextilis, September... ou mudo tudo pra Lucius, Aelius, Fabius, Pictorilis, Augustus, Herculeus, Romanus, Exsuperatorius, Amazonius, Invictus, Felix, Pius?

1 comment:

Anonymous said...

Ave, Fabio Pictor!

Diria que todo "pater patriae" de valor tem de organizar o tempo, coisa imprescindível para o seu povo (e seu poder). Afinal, temos que saber o que fazer e quando temos de fazer alguma coisa. Voto na mudança (na verdade, "correção") dos nomes dos "mensis", pois não? No tempo real (na história), toda vez que nos encontramos perante várias alternativas, temos que optar por uma e eliminar as outras. Não é assim no tempo ambíguo da arte, que se assemelha ao da esperança e do esquecimento? Chronos devora e não devora os corpos de seus filhos amados, e a incerteza do tempo é a estranha matéria de que somos feitos.
Coëamus! Coëamus! Coëmus! E moveremos o universo!
Bene vale!
Appia Claudia Laterana.