[ABSTRACT]
A geometria é uma arma poderosa. Eratóstines estimou (corretamente) o diâmetro da terra usando nada mais que uns pedaços de pau, seu cérebro, umas séries trigonométricas e quiçá alguns escravos. Agora meu amigo Aulus Celsius segue seus passos, desenvolvendo um sistema geométrico para determinar aonde um jovem cachorro caga.
Ocorre que segundo as descobertas de Celsius o cachorro caga a uma distância mínima da comida, distância esta que pode aumentar conforme ele tenta "expandir" seu terrítório, mas ainda assim ele caga sempre sobre um raio r imaginário traçado a partir do ponto onde está a comida. Assim, movimentando a comida (doravante ponto O) pode-se colocar o ponto da última cagadinha (P) dentro da circunferência de raio r de modo que OP< r; A partir deste momento o filhote de cachorro irá procurar um novo ponto (P') para cagar, de modo que, necessariamente, OP' = r.
Usando água em um segundo vasilhame como ponto de comida complementar (O') garantimos que o cachorro também não cagará dentro da circunferência O' de raio r, mesmo que que parte desta circunferência esteja inscrita na circunferência anteriormente estabelecida de raio r e centro O. O segmento de reta OP chamamos de Cardo Cagatorialis e o segmento OP' é o Decumanus Cagatorialis.
O segredo é que a partir das triangulações de pontos ótimos para a comida e uso inteligente de anteparos como móveis e paredes que reduzam o espaço cagatório cachorral, podemos estimar uma área A em torno do ponto da próxima cagadinha C'' com grandes chances de acerto. Segundo os relatórios de pesquisa publicados o cachorro tem cagado consistentemente sobre uma fralda F de área A cujo centro se faz coincidir com C''.
Quanto às poucas observações experimentais com resultados incoerentes para este modelo, estimo que sejam tentativas do cachorro de expandir seu território acrescentando um incremento x ao raio r. Eu sugeri ao meu amigo que a) demonstre que o Cardo e o Decumanus são as geratrizes do espaço cagatorial e que o raio r define o espaço cagatorial cachorral, sendo este último um subespaço gerado. b) estime a variação dx/dr com que o cachorro aumenta diariamente o raio r e incorpore essa componente ao seu modelo matemático. Acredito que esta seja a solução definitiva do problema, e nossa conclusão é que precisamos de mais fundos para esta pesquisa.
(Viram como eu seria um bom orientador?)
Será que as enquetes se empilham igual aos posts?
Você acha que eu devia voltar a escrever?
Friday, July 28, 2006
Sunday, July 23, 2006
FASTI PICTORILIS
Sim, na parede da minha casa há um calendário pseudo-romano (eu mantive o sistema de domingo, segunda, terça para diferenciar os dias fasti dos nefasti) onde marcadores de diversas cores indicam alguma tarefa/evento. Esses são os Fasti Pictorilis. Não é exatamente uma Capela Sistina, mas também Michelangelo teve mais tempo para pintar do que eu. Agora estou em uma grande dúvida quanto ao nome dos meses do ano. Será que mantenho Martius, Aprilis, Maius, Quintilis, Sextilis, September... ou mudo tudo pra Lucius, Aelius, Fabius, Pictorilis, Augustus, Herculeus, Romanus, Exsuperatorius, Amazonius, Invictus, Felix, Pius?
Friday, July 14, 2006
CAESAR AVGVSTVS DIVI F PATER PATRIAE REGNVM INTERRETIALIS INAVGVRATIO
Invitat culpam qui peccatum praeterit. Com estas palavras Publilius Syrus nos explica que quem deixa passar um erro, encoraja novos. No início deste blog eramos três. Um aristocrático jovem romano prestes a ingressar no cursus honorum academico, uma apaixonada pelos números e uma apaixonada pelo latim. Um triumvirato contra a mediocridade internética. A apaixonada pelos números cometeu um erro crasso e foi feita prisioneira pelos selvagens da COPPE, que amarraram-na e derramaram-lhe papéis técnicos goela abaixo. A latinista preferiu uma vida de luxúria em Athenas à sua missão cívica romana, negligenciando seus deveres estatais; O povo e o senado de Roma Aeterna clamam por providências, e eu Quintus Fabius Pictor, agora também Augusto, herdeiro de otaviano e suas tradições autocráticas, decidi que já basta! Como diria Cícero, "reginam odi"! Estou oficializando de iuri uma situação há muito vigente de facto e assumindo o controle definitivo desde blog. As contas das senhoras cleopatras foram deletadas e sou o único dono, senhor e administrador deste pedaço da internet. Para comemorar este acontecimento estou assumindo o título de Augustus e tirando um dia de Fevereiro para colocá-lo em Agosto. Também estou importando bestas africanas a fim de promover jogos em minha honra e homenagem!
Thursday, July 13, 2006
Nilopoleis
Uma coisa que eu descobri através de uma comunicação da professora Nely é que na década de 30 foi formulada a hipótese de que os egípcios consultavam oráculos. Há muitos pequenos pergaminhos, que haviam sido desprezados, com fragmentos de textos até então tidos como irrelevantes. Hoje pensa-se que eram mensagens que eram levadas aos templos onde se praticava alguma forma de divinação.
Eu até consigo imaginar a cara de decepção de um arqueólogo francês ou britânico de fins do século 19, avidamente abrindo um papiro lacrado apenas para deparar-se com a seguinte frase "Será que vou casar?"
Eu até consigo imaginar a cara de decepção de um arqueólogo francês ou britânico de fins do século 19, avidamente abrindo um papiro lacrado apenas para deparar-se com a seguinte frase "Será que vou casar?"
Monday, July 10, 2006
Acta est fabula, plaudite!
As supostas palavras finais de Augusto fecham a copa. Embora a minha ascendência (bisneto de cidadão romano) esteja distante demais pra eu torcer de modo entusiasmado pela Itália, eu vibrei com o gol de Quintus Fabius Grosso, que é irmão de gens. Fica aqui uma pequena homenagem musical aos tetracampeões:
Orbis Tropaeum nostrum est
Roma vinct omnia
Oh aurea legio
Samba bene, tergus bonus
Saturday, July 08, 2006
Pensaram que eu ia escrever,
mas eu enganei todo mundo! Nesse finalzinho de madrugada eu to a fim mesmo é de jogar Rome Total War. Apesar de o senado não ter formalmente autorizado eu desembarquei uma legião em Salamis e trucidei os serviçais de Ptolomeu IV antes que ele tivesse tempo de dizer "Seleucio!" O que me tornou bastante popular, e diante da dramaticidade da atual atmosfera (ver tela acima), eu é que não vou ficar escrevendo. Vou promover minha guerra civil particular, isso sim! Se vocês se comportarem eu deixo uns comentarii para a posteridade, ok?
Sunday, July 02, 2006
A história das civilizações no paradigma pós moderno
A pós modernidade considera que tudo é uma merda blasê e que a história das civilizações começou com peidos espontâneos (teoria da abiogenese das civilizações). No início havia a terra, e ela era deserta. Aí apareceram os egípcios e os faraós e eles sumiram deixando somente a areia e as Pirâmides, que afundaram nelas. Pluft!
Ai apareceram os gregos e os persas. Os persas tentaram brigar com os gregos mas perderam porque não eram machos e usavam muita maquiagem. Os gregos também não eram machos, mas na pós modernidade é feio falar mal dos outros. Aí depois da batalha de maratona os Espartanos brigaram com os Atenienses porque os espartanos eram militares e militar não gosta de democracia. Mas aí todo mundo sumiu de novo que nem os egípcios. Pluft!
Daí apareceram os romanos. Eles não foram um peido porque eles duraram bastante. Eles eram uma cidade que foi crescendo, crescendo até que eles incluiam a europa toda, e a inglaterra também porque a inglaterra é parte da europa. Aí vieram os bárbaros e acabaram com eles. Mas é feio chamar eles de bárbaros porque eles eram uns camponeses humildes e gente boa que só queriam um lugar pra plantar nabo. Os romanos é que eram maus porque não deram cotas pra eles e eles tiveram que matar os romanos pra tomar a terra na marra, sabe? Mas os romanos é que provocaram porque chamavam eles de bárbaros só porque eles não sabiam ler.
Depois ficou muito tempo sem acontecer nada. Deve ser porque os bárbaros foram embora e o mundo ficou vazio já que também não tinha mais romanos. Aí veio a idade média, onde os cavaleiros salvavam as donzelas e um tal de papa mandava as pessoas pras cruzadas. Quando elas não iam ele mandava a inquisição queimar eles. E a inquisição também queimava as mulheres porque os padres tinham medo de serem denunciado por abusar dos filhos delas.
Aí descobriram o brasil. Ou melhor, invadiram porque a direita só queria explorar os nativos da américa, que na verdade eram negros africanos. Aí os portugueses viraram brasileiros e os militares deram um golpe porque os estados unidos mandaram. Aliás, eu não sei bem de onde sairam os estados unidos mas eu sei que eles são maus porque controlam os militares do mundo todo e ficam mandando eles darem golpes. Os militares são os caras que invadiram o paraguai e mataram todo mundo porque o Caxias mandou. Eles são maus mesmo. E a culpa é dos americanos, mas antigamente era dos ingleses.
Os estados unidos são inimigos da união soviética, que não existe mais mas ai apareceram os terroristas. Os terroristas são como um videogame porque eles morrem quando atacam mas sempre jogam de novo. Por isso que eles são perigosos: porque a polícia mata eles mas eles são terroristas e não desistem nunca.
E o racismo é feio, o Tevez é mais feio ainda e o Lula era bom porque era operário e não sabia falar, mas agora ele é mau porque fabrica escândalos e não fala nada.
Ai apareceram os gregos e os persas. Os persas tentaram brigar com os gregos mas perderam porque não eram machos e usavam muita maquiagem. Os gregos também não eram machos, mas na pós modernidade é feio falar mal dos outros. Aí depois da batalha de maratona os Espartanos brigaram com os Atenienses porque os espartanos eram militares e militar não gosta de democracia. Mas aí todo mundo sumiu de novo que nem os egípcios. Pluft!
Daí apareceram os romanos. Eles não foram um peido porque eles duraram bastante. Eles eram uma cidade que foi crescendo, crescendo até que eles incluiam a europa toda, e a inglaterra também porque a inglaterra é parte da europa. Aí vieram os bárbaros e acabaram com eles. Mas é feio chamar eles de bárbaros porque eles eram uns camponeses humildes e gente boa que só queriam um lugar pra plantar nabo. Os romanos é que eram maus porque não deram cotas pra eles e eles tiveram que matar os romanos pra tomar a terra na marra, sabe? Mas os romanos é que provocaram porque chamavam eles de bárbaros só porque eles não sabiam ler.
Depois ficou muito tempo sem acontecer nada. Deve ser porque os bárbaros foram embora e o mundo ficou vazio já que também não tinha mais romanos. Aí veio a idade média, onde os cavaleiros salvavam as donzelas e um tal de papa mandava as pessoas pras cruzadas. Quando elas não iam ele mandava a inquisição queimar eles. E a inquisição também queimava as mulheres porque os padres tinham medo de serem denunciado por abusar dos filhos delas.
Aí descobriram o brasil. Ou melhor, invadiram porque a direita só queria explorar os nativos da américa, que na verdade eram negros africanos. Aí os portugueses viraram brasileiros e os militares deram um golpe porque os estados unidos mandaram. Aliás, eu não sei bem de onde sairam os estados unidos mas eu sei que eles são maus porque controlam os militares do mundo todo e ficam mandando eles darem golpes. Os militares são os caras que invadiram o paraguai e mataram todo mundo porque o Caxias mandou. Eles são maus mesmo. E a culpa é dos americanos, mas antigamente era dos ingleses.
Os estados unidos são inimigos da união soviética, que não existe mais mas ai apareceram os terroristas. Os terroristas são como um videogame porque eles morrem quando atacam mas sempre jogam de novo. Por isso que eles são perigosos: porque a polícia mata eles mas eles são terroristas e não desistem nunca.
E o racismo é feio, o Tevez é mais feio ainda e o Lula era bom porque era operário e não sabia falar, mas agora ele é mau porque fabrica escândalos e não fala nada.
Saturday, July 01, 2006
Another brick off the wall...
A segunda metade do século XX não foi boa para a esquerda. Todos os seus mitos foram caindo por terra junto com o muro de berlim, as repúblicas do bloco soviético e até a ética do PT. Agora esta copa do mundo marcou a ruína do último bastião ideológico da esquerda intelectual bolivarianista universitária que torce pra argentina: o mito de que o bom é o Brasil perder a copa que é pra o povo não ficar alienado comemorando!
Não é que o Brasil perdeu mas tá tendo um festão aqui na rua? Festa mesmo, com carro de som, pagode e muitas, muitas pessoas dançando. Deve ser melhor do que jogar a cerveja fora, imagino...
Não é que o Brasil perdeu mas tá tendo um festão aqui na rua? Festa mesmo, com carro de som, pagode e muitas, muitas pessoas dançando. Deve ser melhor do que jogar a cerveja fora, imagino...
MENTIRAAAAAAAAA!
O Parreira disse que a França jogou com 9 atrás.
Só se forem 9 nabas no traseiro dele.
Só se forem 9 nabas no traseiro dele.
Subscribe to:
Posts (Atom)