Será que as enquetes se empilham igual aos posts?

Você acha que eu devia voltar a escrever?

Tuesday, July 17, 2007

O Paraguay da Asia

A Coréia é uma espécie de Paraguai da Ásia. Um Paraguai invejável, é verdade, mas ainda assim um copiador de coisas japonesas. O Tae-Kown-Do por exemplo, é uma espécie de karate paraguaio. Os caras não podiam admitir que acharam o karate a coisa mais legal do mundo pelo ódio (justificado) aos japoneses, mas podiam copiar e dizer que era uma arte local.

O que me traz ao assunto dos jogos panamericanos do Rio. Como praticante de artes japonesas eu fico um pouco chocado com o Tae-Kwon-Do. Tem um monte de golpes que jamais seriam considerados válidos no karate ou no kendo. Nessas competições, o golpe tem que ser perfeito. Perfeito não só na aplicação como na intenção e no follow up. Se vc acertar um chute nos dentes do adversário, e perder o equilíbrio e cair, não conta! No karatê até pode contar meio-ponto, mas no kendo, definitivamente, não valeria nada. O golpe tem que ser inequívoco, não vale dar um soquinho enquanto vc cata cavaca porque deu um passo mal dado. Não vale cravar a espada na cabeça do adversário, e deixar a empunhadura escapulir da sua mão.

Estranhamente, isso tudo vale no Tae Kown Do. O importante é pontuar, e pronto. Acho estranho demais ver um cara dar um chute, cair de cara no chão na sequência e o ponto valer. Outra coisa estranha é parar a luta porque alguém se machucou. Oras... não é uma luta? Se machucou, se fudeu, ué! Ninguém precisa lutar machucado, mas aí é como diz o deputado ladrão: "perdeu, preibói" .

E eu não vou entrar no mérito do que é melhor ou pior, porque isso é questão de gosto/moral/valores etc. Isso tudo muda com o tempo. Apenas estou registrando a minha estranheza.

1 comment:

Japajato said...

Ia comentar, mas sou "meio" suspeito :-)