Vocês sabiam que em 1850 houve um combate naval entre um vapor da Royal Navy britânica, o HMS Cormorant, e a fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel? Essa informação foi tirada de um artigo de Guilherme Poggio no site Poder Naval.
(http://www.naval.com.br/historia/geopolitica_poder_naval/geopolitica.htm)
A Inglaterra vinha apresando ou pondo a pique navios brasileiros por causa do tráfico negreiro e o HMS Cormorant transpôs a barra do porto de Paranaguá apresando três navios, embora estes transportassem víveres e não escravos. Parece que voluntários indignados juntaram-se à guarnição da fortaleza da Ilha do Mel, com mantimentos e munição e quando o navio inglês manobrou para sair da barra o pau comeu. Citando o autor:
"(...), a fortaleza passou a disparar contra a embarcação inglesa. Mais surpresos ainda ficaram os tripulantes do Cormorant, que não esperavam uma reação tão feroz de uma velha fortaleza. Começou assim um combate entre ambos que durou cerca de meia hora. O navio inglês levou a pior. Combatendo em águas interiores e com suas manobras limitadas pelo reboque, o Cormorant teve a sua roda de bombordo danificada e a popa atingida. Um marinheiro inglês morreu e outro ficou ferido. Do lado brasileiro, apenas feridos leves. Os dois brigues foram seriamente atingidos e Schomberg afundou-os na entrada da baía. Mas a galera Campeadora seguiu viagem até Serra Leoa, na África"
E ainda tem gente que diz que o Brasil só entrou na Guerra do Paraguai porque era pau mandado da Inglaterra. Será que eu preciso lembrar que naquele momento Brasil e Inglaterra não mantinham relações diplomáticas exatamente por causa dos atritos constantes derivados (da falta) de acordos comerciais e do tráfego negreiro?
Será que as enquetes se empilham igual aos posts?
Você acha que eu devia voltar a escrever?
Tuesday, January 30, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment