
Em Animal Farm, traduzido como 'A Revolução dos Bichos', os porcos, tendo conduzido uma revolução contra os homens e a exploração dos animais por aqueles, distanciam-se dos demais bichos, passam a andar sobre duas patas e ao final da fábula eles já bebem e confraternizam com homens ao que os demais animais não mais conseguem distinguí-los.
Que os comunistas chineses e soviéticos já há tempos andassem sobre duas patas ninguém nunca duvidou, mas agora chegou a hora do velho Fidel brindar sua comunhão de interesses com os grandes magnatas do petróleo. Nada mais proletário que o Exxon Valdez, nada mais revolucionário do que o Bush autorizar as empresas americanas a extrair petróleo em áreas de preservação ambiental. O biodisel é pequeno-burguês porque a Venezuela produz o petróleo com que suborna Cuba.
É, o mundo que se foda, primeiro o leite dos porcos. E quando o próximo comunista ousar denunciar as mazelas ecológicas e ambientais do capitalismo sugiro que a ele se dê o mesmo fim que os anarquistas sempre sugeriram para burgueses e padres.